Freios a Tambor do Fusca

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Mantendo o seu VW

tambor.jpg A maioria dos automóveis atualmente utiliza o sistema de freios composto por discos na dianteira e tambores na traseira (salvo alguns carros top de linha e importados que possuem freios a disco nas quatro-rodas). Nessa matéria trataremos dos cuidados com este vital item de seguraça. Na primeira parte abordaremos os freios a tambor.

Quando o freio é acionado, estando o carro em movimento, a concentração de peso do veículo é transferida para as rodas dianteiras (deslocamento do centro de gravidade), fazendo com que o sistema de freio necessite de mais potência na frente, como a que é proporcionada pelos freios a disco. Nem por isso deve-se deixar de lado a correta manutenção dos freios a tambor (que podem equipar também as rodas dianteiras em alguns carros mais antigos).

Outro ponto a ser observado é em relação ao freio de estacionamento (ou de mão) que normalmente tem atuação sobre as rodas traseiras e, portanto, no sistema a tambor. Por ser essencial para manter o veículo imobilizado no local estacionado, todo o sistema deve estar em boas condições, que inclui regulagem do mecanismo e lonas em bom estado.

Como muitos componentes do carro, as lonas de freio – usadas no sistema de freios a tambor – estão sujeitas a desgaste e devem ser trocadas a cada 40 mil quilômetros na maioria dos carros. Mas se você conduz seu veículo por estradas de barro e com muita poeira ou transitar freqüentemente por lugares alagados, este prazo cai pela metade.

Muitas vezes (por exemplo) o freio de estacionamento não está funcionando bem e a causa pode não ser o desgaste das lonas, e sim necessitar de uma simples regulagem para resolver o problema. Por isso, antes de optar pela troca das lonas toda vez que notar perda de eficiência, verifique se uma regulagem no cabo do freio de mão não é o suficiente.

Os tambores costumam apresentar dois defeitos: ovalização ou riscamento. O primeiro pode ser causado por resfriamento abrupto, aplicação do freio de estacionamento com muita força ou ainda aperto excessivo dos parafusos de roda, como era comum acontecer com os Fuscas mais antigos. Quando a superfície de atrito do tambor não gira como um círculo perfeito, existe ovalização, o que torna a frenagem irregular, produzindo vibração no pedal de freio e no carro.

Se o tambor for retificado, a ovalização é eliminada, embora o diâmetro interno do tambor aumente. Portanto, às vezes é preciso que a lona seja mais espessa em relação a original, para que os raios do tambor e da lona não fiquem diferentes, o que irá provocar perda da eficiência devido a menor superfície de contato. Porém cuidado, pois quantidades excessivas de retíficas deixam o tambor fino demais, tornando-o mais sensível ao calor, ovalizando-se com mais facilidade.

Já o riscamento é conseqüência do contato direto do patim com o tambor, quando as lonas gastam-se totalmente (patim é à parte do freio onde a lona é rebitada). A poeira em excesso também pode riscar, caso penetre no interior do tambor. Como no caso anterior o tambor precisará ser retificado, eliminando-se as imperfeições da superfície de atrito. O custo de sua manutenção é relativamente baixo, e o serviço pode ser executado em poucos minutos. Sua segurança deve estar em primeiro lugar, portanto, freios são uma questão importantíssima na planilha de manutenção de seu automóvel.

 

Comentários (16)Add Comment
0
Chiado no freio do fusca
escrito por Régis Augusto Silva, outubro 15, 2008
Boa noite,
tenho um fusca ano e modelo 96, e ele tem o sistema de frieo dianteiro a disco, e gostaria de saber como eu faço para resolver um barulho (chiado) no freio quando o mesmo é acionado, pois esse chiado está insuportavel, pois ate parece que a pastilha acabou e eu nao coloquei outra, tem hora que parece estar frenando ferro com ferro.
Me disseram que esse barulho é dificil de se eliminar,mas acredito que isso tenha uma solução,a pastilha q uso é marca Frasle, me disseram que é boa,então gostaria que me ajudassem a resolver esse problema, se tem ou nao tem solução,
Obrigado
0
reculagem do freio do fusca
escrito por guigue, fevereiro 10, 2009
Tenho um fusca 75
quando da vazamento de fruido de freio,
o que ? que acontece para recular o freio!!!
0
Meu fuca novo!
escrito por Alessander, fevereiro 22, 2009
Gostaria de saber detalhes para adaptação de motor ap e freio à disco na trazeira( motor, caixa, suporte, peças, acessórios, etc...) que não sejam muitos caros. Muito obrigado!
0
freio a disco para fusca
escrito por edney, maio 08, 2009
Olá. Tenho um sedan 1962, as rodas são de 5 furos, é possível colocar freio a disco?
Se for possível, poderia me mandar um esquema e quais as peças que iria usar nesta adaptação.
Gostaria tambem de deixar os freios a tambor mais seguro, afinal segurança nunca é demais não é mesmo?
Obrigado pela ajuda
0
Freio traseiro do Fusca
escrito por Wanderley Oliveira, junho 21, 2009
Alguem saberia me informar se existe o kit do freio do fusca a tambor pois estou com problema no freio da roda traseira , necessito trocar as peças como tambor ferragem e as molas de retorno , so que não estou encontrando nas lojas ,,meu fusca e 79 ...
0
Me ajudem!!!
escrito por Marquezan Sá, julho 03, 2009
Amigos, tenho um fusca e ele tem um burrinho central de freios que só tem um pistão, mas o mesmo está danificado, gostaria que me ajudassem a encontra uma loja na net que venda o burrinho simples (de um pistão sósmilies/wink.gif. Desde já obrigado.
0
Sistema de pedal para fusca
escrito por Samuel Crato, julho 04, 2009
0
Freio a disco para rodas de 5 furos
escrito por Agnaldo Justino, julho 19, 2009
Olá, Tenho um sedan 1971, mas com motor 1.600. As rodas são de 5 furos. Como posso deixar os freios a tambor mais seguros? É possível colocar freio a disco em rodas 5 furos?
Obrigado pela ajuda.
0
Freios a disco nas rodas 5 furos do fusca
escrito por Éder, agosto 17, 2009
Boa Tarde
Gostaria de saber se há possibilidades de colocar freio a disco no fusca 5 furos ,pois um dia eu vi num encontro ,mas naum tive a oportunidades de saber informações.se for possivel me indique quem e q devo?

Grato

éder
0
lanternas
escrito por antonio gonçalves, outubro 11, 2009
gostaria de saber qual o modelo da lanterna do fusca 1300 ano 79, pois li uma reportagem que a lanterna tricolor so equipou o fusca 1500, e o meu tem lanterna tricolor, e o antigo proprietario, que foi o 1º dono me garantiu que a lanterna e original. um grande abraço.
0
manual
escrito por antonio gonçalves, outubro 11, 2009
gosratira de adquirir um manual do fusca ano 79 modelo 1300l
0
freio a disco para fusca e kombi com 05 furos
escrito por Luiz santos, outubro 19, 2009
Fabrico e instalo kit dianteeiro a disco
Facil instalação
Melhor preço,unico para CINCO FUROS
Proximo lançamento freio trazeiro
LUIZ
0
freios fusca 94
escrito por Alfredo Farias, janeiro 31, 2011
Boa noite, resolvi fazer uma manutensao no sistema de freios do meu fusca 94 porque sabia que os discos estavam gastos e principalmente, porque o pedal estava duro... parecia que tinha relação com o freio de mao, que quando nao baixava totalmente, endurecia o pedal. Depois da troca de todo o sistema dianteiro e das lonas traseiras, o pedal continuou duro e surgiu uma vibração no pedal que nao tinha antes. Fui avisado que é os cubos traseioros ovalados... te pergunto, como ficaram ovalados na oficina? agora terei que substitui-los e refurálos, pois tenho rodas 17 do gol. Estou indignado pois gastei muito e acho que o mecanico esta me enrolando. Me diga se os cubos ja poderiam estar ovalados e nao apresentar sintomas de vibração no pedal, pois agora quando o carro esta quase parando, tenho a sensação que as rodas estao iguais a um ovo...
0
duvida
escrito por gilcarlos, abril 27, 2011
peguei um fusca para mecher ,trocamos a bomba os magonte , os canins e sagramos so q nada ...!!?
?
oq eu devo fazer tem algum masete para a bomba !!
0
direção hidraulica
escrito por direção hidraulica, novembro 23, 2012
Muito interresante todas as informações sobre a materia, a explicação foi otima, continuem assim obrigado.
direção hidraulica
0
como desmontar tambor de freio dianteiro do fusca
escrito por gustavo martins, dezembro 24, 2013
bom dia a todos.
estou tentando desmontar o freio do meu fusca, para dar uma olhada nos rolamentos mas não estou conseguindo tirar a panela, para acessar o rolamento interno.
alguém pode me ajudar, não sei se tem alguma trava que eu não vi. eu tirei todos os parafusos, mas a panela não sai, parece que tem algo interno segurando ela.

Escreva seu Comentário
smaller | bigger

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy

Monte o seu!

Monte seu Fusca!
monte_fusca.gif

Monte sua Kombi!

kombi.gif
stendra avanafil medical center
Johnston trough viagra otc read more nonlinear